terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em homenagem ao aniversário de Sampa, conheça um pouco sobre o seu edifício mais famoso: o COPAN!


“O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, localiza-se num dos pontos mais movimentados do centro da capital paulista. É bastante conhecido por sua geometria sinuosa, que lembra uma onda, e pelos números superlativos de suas estatísticas. Tem 140 metros de altura, 37 andares e cerca de cinco mil residentes; é considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1.160 apartamentos distribuídos em seis blocos. O Edifício Copan é mais populoso que 457 municípios do país. Em sua área comercial no térreo conta com  72 lojas e uma igreja evangélica, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina. O edifício Copan foi durante os anos 50 a 70 considerado a imagem da "São Paulo moderna".   Os Correios decidiram designar para o condomínio do edifício um CEP especial, 01066-900. Trata-se da maior estrutura de concreto armado de São Paulo e foi centro de interesse de um enorme complexo arquitetônico imaginado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo (criada por ocasião dos festejos do IV Centenário), que previa nas suas instalações um hotel de luxo, apartamentos, teatro, cinemas, restaurantes, jardins suspensos, centenas de lojas e garagens subterrâneas.

Inicialmente, o edifício residencial deveria ter 900 apartamentos, mas os blocos E e F, que teriam amplos apartamentos de quatro dormitórios, foram desenhados para kitchenettes e apartamentos de um dormitório. O bloco A têm 64 apartamentos de dois dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de três dormitórios e os blocos B, E e F têm 968 apartamentos tipo kitchenettes e de um dormitório. O edifício possui 20 elevedores no total e 221 vagas para automóveis no subsolo.

Quase tudo foi executado, com exceção do hotel e do teatro. Apesar do edifício estar totalmente fora da sua concepção original, podendo ser atribuída a Niemeyer somente a forma exterior, continua sendo um marco referencial da maior importância para a leitura da cidade, persistindo como um dos símbolos da modernidade urbana do Centro Velho.
O Copan que vingou é fruto isolado do projeto que previa um hotel vizinho e ainda mais grandioso, uma laje ligando os dois prédios e sustentando um restaurante, além de piscina e galeria de lojas. A obra foi truncada pela quebra do Banco Nacional Imobiliário (BNI) e a conclusão do edifício residencial levou quinze anos. No prédio bem menor do que seria o hotel, funciona hoje uma agência do Bradesco, que absorveu o BNI.”
Serviço
EDIFÍCIO COPAN
End.: Avenida Ipiranga, 200 – Bloco S – Sobre Loja – Bela Vista - Centro – São Paulo – (Metrô República).
Tel.: (11) 3259-5917
E-mail: copansp@uol.com.br
Site: www.copansp.com.br
Horário:  segunda a sexta, com hora marcada.
Grátis.
Por: Tatiane Ribeiro



Um comentário: