quinta-feira, 28 de abril de 2011

Kate Middleton: a emergente que virou princesa


Amanhã, 29 de Abril de 2011, será celebrado o casamento até aqui considerado como "o casamento do século". Claro que não poderíamos deixar passar em branco esse evento; mas ao invés de detalhes sobre a cerimônia, resolvi trazer para vocês esta matéria sobre a futura Princesa de Gales: afinal, quem é Kate Middleton, e como entrou na vida do Principe Williams? Espero que gostem.

Dona de um carisma que lhe rende comparações com a princesa Diana, Kate Middleton tem uma história, no entanto, peculiar. De família emergente, a menina que cresceu admirando o príncipe em um pôster pregado na parede de seu quarto vai se tornar a primeira plebéia a entrar para a árvore genealógica da família real em mais de 350 anos – a última a realizar tal trajetória foi Anne Hyde, que se casou com o duque de York, James II, em 1660. E já é tida na Grã-Bretanha, junto com seu futuro marido, como salvadora em potencial da monarquia, cujo glamour vem sendo ofuscado por escândalos nos últimos trinta anos.


Sem ter dado qualquer passo em falso ou declaração inoportuna até agora, Kate conseguiu se manter bravamente longe dos holofotes – por mais que a imprensa britânica tenha feito o possível e o impossível para impedir que isso acontecesse. A partir de 29 de abril, quando o arcebispo de Canterbury disser: "Eu os declaro marido e mulher", o assédio será ainda maior sobre ela. É nesse momento que será testado o jogo de cintura de Kate para lidar com os infortúnios da vida de princesa.
William na faculdade – Em 2000, a futura princesa concluiu os estudos no Marlborough College e viajou para a cidade medieval de Florença, berço da Renascença italiana. Assim como o príncipe William, Kate passou várias semanas do seu ano sabático no Chile, onde também fez trabalhos voluntários para a Raleigh International. Há rumores de que o casal teria se conhecido neste período, mas os dois negam. O certo é que no fim do ano seguinte Kate Middleton entrou para o mesmo curso do príncipe – história da arte, na universidade escocesa de St. Andrews. Ali, os dois engataram uma amizade e dividiram moradia com outros amigos, ambiente em que surgiu o romance que já dura oito anos.
A relação, no entanto, teve momentos difíceis. Em 2005, cansada das investidas da imprensa sensacionalista britânica, Kate pediu que seu advogado fizesse um acordo com empresas de mídia para preservá-la do assédio. Dois anos depois, o casal chegou a se separar por meses, fato que é oficialmente atribuído ao vilão de sempre, o sensacionalismo da imprensa local. Oficialmente, a separação se tornou assunto de estado quando um relatório informou ao Parlamento que Kate havia andado cercada por paparazzi e que a instituição responsável por monitorar a imprensa demorara a agir em sua defesa.

Embora não tenham obtido trégua junto à imprensa, Kate e William voltaram a namorar em 2007. Após receber o diploma universitário, ela trabalhou por um tempo na grife de roupas Jigsaw até se juntar ao lucrativo negócio familiar – empreendedora, Kate teria inclusive planos de abrir uma padaria em Londres (resta saber se a rainha vai deixar). Os jornais a criticaram por nunca ter tido um emprego em tempo integral.
A futura princesa, porém, não se deixou abater. Em 2008, num sinal de que o clima melhorava para ela, Kate roubou a cena na cerimônia de premiação em que William recebeu o brevê de piloto da Força Aérea Britânica das mãos de seu pai, Charles.
O pedido de casamento veio no final de 2010, numa viagem que os dois fizeram ao Quênia, quando ele deu a ela o anel de noivado que pertenceu à mãe, Diana. Kate admite que entrar para a família real é um "desafio", mas confia no apoio do noivo. "William é um grande professor, espero que possa me ajudar ao longo do caminho." 
 (matéria da Revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário