quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NAS ONDAS DA MUSA


Atriz, produtora de teatro e mãe de família. Maria Fernanda Cândido conta como faz para cuidar de tudo isso e ainda manter as madeixas sempre muito bem-cuidadas
(Cabelos&Cia)


Mudar o visual é uma das coisas que ela mais adora. E, muitas vezes, a profissão exige isso. Por conta do trabalho, já teve o cabelo curto, extralongo, liso e cacheado. “Nossa, eu amo! Acho que o ator gosta dessa brincadeira de criar um personagem e fazer a composição, desenvolver as características físicas. É algo que me agrada e me dá bastante prazer”, diz.
No dia a dia, Maria Fernanda Cândido confessa que, mesmo sem se dar conta, sofre pequena influência de suas interpretações. Assim, pegou a mania de usar unhas vermelhas de vez em quando. Mas ser vaidosa não é uma de suas características mais marcantes. Maria Fernanda, durante a infância e a adolescência, era uma menina tímida que não passava horas em frente ao espelho. Hoje, isso mudou um pouco. “Tenho um grau de vaidade necessário para ficar bem, até porque minha profissão envolve a imagem e a estética. Eu poderia ser até um pouquinho mais”, entrega a bela. Porém, a falta de tempo não permite que a atriz cuide ainda mais da beleza. Com tantos afazeres, fica mesmo difícil.
Ela é casada, tem dois filhos – Nicolas de 5 anos e meio e Tomás de 2 anos e meio – , é sócia da Casa do Saber (SP), tenta ler bastante (uma das atividades que adora), e agora está produzindo uma peça de teatro que provavelmente vai estrear no primeiro semestre do ano que vem. Ufa! “Faço bastante coisa mesmo”, comenta com um sorriso.

Básico necessário
Dentro dessa rotina agitada, Maria Fernanda encontra tempo para cuidar dos fios. A cada três meses, ela corta as madeixas com Marco Antônio ou com o Paulo Schettini, ambos do MG Hair Design (SP). “Meu cabelo cresce muito rápido”, fala com ar de surpresa. No quesito tratamento capilar, é bastante cuidadosa. A cada 15 dias hidrata no salão sempre com produtos diferentes. “Gosto de alternar as hidratações com bases oleosas, nutritivas e aquosas. Assim, os fios recebem água, óleos essenciais e nutrição”, explica. Quando Marco Antônio trouxe de Nova York o Moroccanoil, ela logo experimentou. “Maria Fernanda é sempre a primeira a degustar as novidades que eu trago. Foi assim com o óleo de argan, com a hidratação de bambu”, entrega o hairstylist. Ela confessa: “O Marco me deixa muito mimada!” Em casa, Maria Fernanda aplica apenas xampu de uso frequente e condicionador leve. Para ela, esse tipo de produto limpa o couro cabeludo delicadamente e deixa os fios leves, brilhantes e com volume. “Hidratações profissionais, mais concentradas, são muito mais eficazes que xampus e condicionadores cremosos e pesados.”
Pele a salvo
O dermatologista Jardis Volpe cuida da pele da atriz, que ainda não fez nenhum tipo de procedimento invasivo no rosto. “Não sou contra nem a favor da toxina botulínica e da cirurgia plástica. Mas as pessoas precisam entender que a idade chega para todo mundo e milagres não existem. Eu faço apenas luz pulsada para estimular a elastina e o colágeno e garantir a firmeza da face”, conta. Em casa, usa filtro solar de dia e um creme nutritivo, que tem na formulação ingredientes como a vitamina C, à noite. De make-up ela gosta, mas não usa no dia a dia. Para sair à noite, aposta no trio básico: batom, blush e máscara para cílios. Como trabalha maquiada quase o tempo todo, prefere dar um descanso para o rosto. “Minha mãe acha que eu deveria usar mais maquiagem”, conta.
Comer e malhar
Maria Fernanda não é daquelas mulheres fanáticas por malhação. Ela se preocupa apenas em fazer uma atividade física para manter o tônus muscular. Por isso, escolheu o pilates. “Vou duas vezes por semana no Espaço O2 (SP). Quando não consigo por algum motivo, vou uma só. Mas se não dá tempo mesmo, paciência. O importante é não parar de se movimentar, pois faz uma baita diferença”, enfatiza. Com a alimentação, ela também é bastante cuidadosa. Tudo é muito caseiro . “Lá em casa tem sempre dois tipos de legumes, uma salada fresca, arroz, feijão ou lentilha, e uma proteína que pode ser carne, frango ou peixe. As crianças também adoram! Mas isso não me impede de comer fritura uma vez por semana. Acredito que com equilíbrio é possível manter uma rotina saudável”, diz.
Look de estrela
O beauty artist Junior Mendes optou por destacar os olhos verdes da atriz. Para isso, hidratou primeiro a pele e aplicou uma base HD oil-free, que proporciona boa cobertura. A camuflagem de pequenas imperfeições e olheiras foi feita com uma misturinha de base e corretivo também HD. “Esse tipo de produto ilumina e potencializa qualquer outro que você passe em seguida”, explica Mendes. Nos olhos, ele usou uma sombra marrom opaca para dar profundidade e, por cima, uma preta em toda a pálpebra. No côncavo, pincelou um pigmento cremoso Giorgio Armani que, ao tocar a pele, vira pó com efeito nacarado. Dentro e fora dos olhos, passou lápis preto e esfumou. “O olhar lânguido consegui com cílios postiços anos 1960, que comprei em um brechó”, conta o maquiador. Nas maçãs do rosto, blush rosa-bebê, da NARS, que confere cintilância. Batom rosa meio fúcsia com toque seco coloriu os lábios de Maria Fernanda. “Rosa é chique, mas tem que saber usar”, alerta Junior.
Foto 3
Top five
Marco Antônio de Biaggi, rei das capas de revista, revela que as madeixas de Maria Fernanda estão entre as cinco mais pedidas da telinha. “Esse ondulado espetacular é um dos campeões de audiência porque tem brilho e textura”, diz. A musa completa: “Meus cachos são a marca dele. E sou mais eu com os caracóis”. O segredo, segundo o hairstylist, é o corte: base arredondada, com um repicado que começa a partir do queixo e um franjão. “O formato permite opções. Você pode amassar, fazer babyliss ou escovar. Tudo fica bom”, comenta. Twitteiro de carteirinha, o cabeleireiro das famosas recebe perguntas sobre o brilho e a disciplina do cabelo da atriz. Para a capa desta edição, o expert criou o look Loose Waves só com protetor térmico e babyliss de calibre médio. “Queria que os fios voassem”, explica.

Um comentário:

  1. Ela é linda, adorei a matéria...

    http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

    ResponderExcluir