domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bruna Schmitz, surfistinha de verdade

Conheça a primeira brasileira a posar para a "Sports Illustrated"

A brincadeira é inevitável. Aos 20 anos, rosto de princesa e surfista profissional, Bruna Schmitz já ouviu muita gente lembrar de sua quase homônima, Bruna Surfistinha. “As pessoas zoavam, mas foi passageiro”, diz. Bruna, de 1,65 metro de altura, chamou a atenção do mundo ao posar para a edição do biquíni da revista americana Sports Ilustrated, uma das mais importantes do gênero esportivo. Foi a primeira esportista brasileira a chegar ali. No ensaio, ela mostra o resultado da vida saudável e dos treinos no mar, quase sempre iniciados de madrugada. “As melhores ondas são de manhã”, afirma ela. Nascida em Salto do Lontra, no Paraná, Bruna começou a surfar aos 10 anos, incentivada pelo irmão mais velho. Aos 12, pegava ondas no Equador, no Havaí e na Austrália. Aos 18, figurava entre as dez melhores do mundo. O convite para a revista, ela conta, veio depois de uma pesquisa dos editores na internet. “Eles me acharam no Google.” Palavra-chave? Beleza...
ÉPOCA - Você foi eleita uma das mais atletas mais bonitas da Sports Illustrated. Como encarou isso? 
Bruna Schmitz - 
Não fazia ideia de que revista era essa, nunca achei que seria algo tão grande. Quando comecei a perguntar e pesquisar, fiquei ate com medo, pensei: “Por que eu? Onde me encontraram?”, essas coisas... Fui até o Canadá sozinha e estava muito nervosa, não sabia como iria ser. Foi uma experiência incrível fazer parte dessa edição. A revista é super profissional, e você pode mostrar o que é. Não pedem para você fazer nada, simplesmente ser você mesma.

ÉPOCA - Como eles chegaram até você? 
Bruna - 
Eles entraram em contato com a Roxy internacional, meu patrocinador, depois de terem me achado no Google.

ÉPOCA - Quando falei seu nome, Bruna, uma surfista linda, a brincadeira foi inevitável: “A verdadeira Bruna Surfistinha?”. Ouve isso constantemente? 
Bruna - 
Não, no começo quando ela ganhou fama, as pessoas me zoavam um pouco, faziam piadinhas, mas foi passageiro.

ÉPOCA - Você começou cedo, aos 10 anos. Por que escolheu o surfe? 
Schmitz - 
Meu irmão já surfava, e eu não entendia muito do esporte, não sabia como era, até que um dia ele decidiu inscrever minha irmã, minhas amigas e eu pra fazer aulas de surfe. Assim que comecei, já amei o esporte, me identifiquei, e levei adiante.

ÉPOCA - Você está conversando comigo da Austrália. Está fazendo o que aí? Quanto tempo fica no Brasil e viajando? 
Bruna - 
Estou aqui para o começo da temporada, as competições começam sempre na Austrália, então venho e fico normalmente 2 meses. É difícil passar tempo em casa, a agenda de competições é super corrida, às vezes volto para passar dois dias em casa, mas no máximo de dez a quinze dias.

ÉPOCA - Conhece muitos países? 
Bruna - 
Sim, já viajei bastante, mas ainda quero conhecer muitos outros lugares que não tive a oportunidade por falta de tempo.

ÉPOCA - Com essa vida corrida, consegue namorar? 
Bruna - 
Sim, viajo com meu namorado pois ele também compete, então nos vemos bastante.

ÉPOCA - E a família, como é a relação? Você mora com seus pais ainda? 
Bruna - 
Sim, meu quartinho ainda fica lá, adoro minha família... Meus irmãos já não moram mais com a gente, então, quando eu volto pra casa, minha mãe me mima bastante.

ÉPOCA - Qual é a preparação e a rotina de uma surfista profissional? 
Bruna - 
Não é tão complicada. O mais importante é sempre surfar, não importa as condições, quanto mais surfar, mais evolui. É preciso da alimentação, sempre hidratar o corpo e repor as energias. O mar suga isso tudo.

ÉPOCA - Atualmente está em que lugar no ranking? 
Bruna - 
Ano passado, terminei em décimo quarto, então, saí da elite. Para ficar na elite, tenho que ficar entre as 10. Neste ano, vou brigar pra entrar novamente.

ÉPOCA - Ainda não existe uma cultura forte de mulheres surfistas no Brasil, como vê isso? 
Bruna - 
É, não é muito comum, mas já somos muitas e esse número cresce a cada dia. Acho que, daqui a alguns anos, já vai ser bem popular.

ÉPOCA - Como vai ser seu ano? 
Bruna - 
Corrido como sempre, mas com menos competições, pois saí da elite do WWT. Vou tirar o tempo livre pra tentar viajar e surfar ondas boas.

2 comentários:

  1. Uau!!!! Q bafo... maneiro o post..ela é lindaaa demais!!!
    Bjks, Vanessa Ramos

    ResponderExcluir
  2. Lindíssima, né? e super simples, simpática, nada de máscaras...

    ResponderExcluir